hotel fazenda passaredo ecoturismo nascente do rio sao francisco Click here for English version - English flag

O Cerrado

Conheça a Canastra em nosso site - temos mais de 350 fotos!


Flor do Cerrado - Clique para ver mais flores

O Cerrado abriga cerca de 10 mil espécies de árvores, 195 de mamíferos e 780 de peixes. O clima do Cerrado se caracteriza pela presença de duas estações, uma seca e outra chuvosa. Normalmente a seca varia de 3 a 6 meses, entre maio e outubro.


Flor do Cerrado - Clique para ver mais flores

Costuma-se ouvir muito sobre as belezas da Amazônia, do Pantanal e da Mata Atlântica, mas pouco se fala da riqueza do Cerrado. No Cerrado nascem alguns dos maiores rios brasileiros (entre eles o São Francisco), e só isso já justifica que se dedique uma maior atenção a este que é um de nossos mais importantes biomas.


Flor do Cerrado - Clique para ver mais flores

O Cerrado se localiza entre 3° e 24° de latitude sul e entre 41° e 63° de longitude oeste, espalhando-se por 25% do território nacional, em 15 estados. É considerado o segundo maior bioma da América do Sul, concentrado nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Em nosso país, ele ocupa cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados. Distingue-se pela biodiversidade surpreendente e pouco conhecida, apesar de já muito ameaçada.


Flor do Cerrado - Clique para ver mais flores

Levantamentos feito por pesquisadores e organizações não-governamentais mostram que o cultivo de grãos e a criação de gado tem aumentado descontrolada e continuamente nos últimos anos. O Cerrado é responsável por 40% do rebanho bovino e 30% da produção de grãos do Brasil. Estão em risco diversas espécies de árvores, de mamíferos, de peixes, de répteis e de anfíbios, muitos só encontrados neste belo e rico bioma. Num futuro muito próximo, pagaremos muito caro por toda essa devastação.


Nas fotos, uma pequena e bela amostra das flores do Cerrado, na Serra da Canastra. Para ver uma página com muitas flores da Serra da Canastra, clique aqui.