hotel fazenda passaredo ecoturismo nascente do rio sao francisco Click here for English version - English flag

Reciclagem de papel

Reciclar papel é uma boa maneira de tentarmos minimizar os problemas ambientais causados pela sua fabricação em escala industrial, de evitar o desperdício, e de reduzir a necessidade de derrubar mais árvores, para fazer mais papel. Além disso, o preço para se desfazer do lixo é alto, como também é enorme o custo de manutenção de lixões.

O papel reciclado é produzido aproveitando-se o papel já utilizado. Poupando árvores e reduzindo a poluição, é possível produzir papel reciclado em grande quantidade, desde que se faça a coleta seletiva, separando o papel dos demais tipos de lixo.

Papel reciclado pode ser produzido artesanalmente

Hoje em dia, muitos artesãos trabalham produzindo papel reciclado em oficinas caseiras. Eles reciclam papéis de forma a obter tipos diferentes, e até personalizados. Fazem também objetos decorativos e úteis.

Como reciclar papel:

Material necessário

Modo de fazer

  1. Rasgue as folhas de papel em pedaços bem pequenos.

  2. Coloque no liquidificador o papel picado, água e amido de milho, batendo por 2 minutos.

  3. Após desligar o liquidificador, verifique se o conteúdo tem a aparência de uma massa pastosa. Caso a massa formada esteja muito líquida, colocar mais papel picado e amido de milho e bater novamente a mistura. Despeje a mistura na bacia somente quando ela estiver bem pastosa.

  4. Mergulhe a peneira nessa mistura de modo que parte dela forme uma camada na peneira.

  5. Retire a peneira com a mistura.

  6. Deixe secar ao sol. Antes que a massa seque totalmente, retire-a da peneira e coloque-a sobre um pedaço de madeira bem liso.

  7. Estique a massa com um rolo de macarrão, deixando-a bem fina. Não havendo um rolo de macarrão, use uma garrafa de vidro. Tome cuidados para que a garrafa não quebre em suas mãos.

  8. Coloque a mistura bem esticada de novo ao sol, para secar totalmente. Quando a massa esticada estiver bem seca, ela se soltará da tábua. Obtemos dessa forma uma folha de papel reciclado.

Conheça a Serra da Canastra em nosso site - temos mais de 350 fotos!


Veja como é fácil plantar uma árvore!




Contador